17/09/2008

“A ultima crônica”

É ,meus caros,acho que novamente a criatividade me abandonou.Mas esses dias fiquei pensando em alguns textos,e esses são alguns deles: Autopsicografia ( Fernando Pessoa),A Última crônica (Fernando Sabino) e Vento no Litoral (Renato Russo).Realmente,esses textos me fizeram pensar bastante.E seguindo o ritmo de “A Última Crônica”,fiquei imaginando como seria o meu último texto...Não queria que acabasse de uma forma melancólica e nem muito eufórica,nem que fizesse o leitor pensar muito e nem o deixasse leigo.

Definitivamente isso é uma coisa muito difícil de se fazer.Não sei o que vai acontecer na linha seguinte...Meu futuro é incerto até mesmo na escrita.

Mas,resolvi contar nesse meu último texto como surgiu o meu amor pelas palavras,pelo sentimento expressado e, letras,esse ato que dispensa qualquer psicólogo (e eu sei disso por experiência própria).

Tudo começou um pouco antes de entrar para escola.Eu ficava admirando minha mãe escrever,como ela mexia a caneta sobre o papel...a forma como a caneta dançava em suas mãos.Era algo fascinante para mim.

Então.finalmente,fui para escola.Ah...aqueles foram um dos melhores momentos de minha vida.Eu sempre queria aprender e aprender mais (o que não me torna inteligente).As professoras,às vezes perdiam a paciência comigo,devido a tantas perguntas.Minha mãe me contou que eu não podia ver nada que já lia (eu acho que eu era uma criança chata,pois eu acho muito chato aquelas crianças que estão aprendendo a ler).

Depois desses fatos,da 1° serie a 5° serie não me lembro muito.

Na 5° serie a professora nos mandou resumir um capitulo de um livro (que não me lembro qual é),e logo após tivemos que dar uma aula sobre o resumo.Mas foi nessa época que comecei a odiar o tal de “português”.Minha professora era uma mulher extremamente arrogante.Era uma mulher baixa,de cabelos bem curtos,morena e grande dominadora do dom da palavra.Foi nessa época que começou a minha “psicose” com professores de português,até hoje acho que todos me odeiam.

No 1° e 2° ano do segundo grau,a minha professora foi a D. Aparecida Reis.Uma mulher que eu admiro muito.Ela foi a 1° professora que vi quando mudei de escola na 8° serie.Aparecida,apesar de muito inteligente era muito preguiçosa.Mas quando decidia não matar as aulas,ela dava a melhor aula do mundo.Decidi,se eu passar no vestibular (o que eu acho muito improvável),irei à escola agradecê-la.O 3° ano deixa a desejar (quando eu terminá-lo irei comentar).

O meu amor pela leitura aumentou muito no ensino médio,que agora não consigo ficar sem ler.Acho que esse ano li mais livros do que na minha vida inteira.Atualmente tenho lido a serie de Harry Potter,Muitos acham bobeira e infantil.Mas,eu os recomendo.São livros muito bons,vale cada linha lida.

Fiz uma analise de todos os livros que quero ler.Creio que se eu conseguir ler todos,irei usar uns 3 ou 4 anos da minha vida lendo a minha “pequena” listinha.

Amo escrever,amo ler...esse amor nunca vai morrer.Mas,temo que a minha criatividade me abandone de vez,Certa vez li sobre o mau dos poetas,que se não me engano era essa falta de criatividade.Essa falta era devida a falta de uma musa inspiradora.Creio que esse não é o meu caso,por que com um affer ou não,eu escrevo.Mesmo assim essa falta de inspiração me assombra.Odeio ficar muito tempo sem me comunicar com vocês.

Acho que escrevi um pouco de mais.Mas,esse texto libertou minha alma.Sinto-me mais aliviada de meus problemas e da angustia que toma conta do meu peito e atormenta meu coração.Escrever liberta a alma do cativo,expressa o mais puro sentimento.

Bom meus queridos,reparei que os meus textos andam um pouco “capengas”,mas..O que vale é a intenção dessa pobre “bloggueira” que tenta expressar o que sente.

Eis que enfim chegamos ao fim.E não cheguei ao meu último texto perfeito.Outros virão...e pedirei a Deus que me dê criatividade para escrever algo melhor da próxima vez.

5 comentários:

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Tâmara!

Muito legal a sua história em torno da paixão pela palvra escrita. A dica que dou, se é que vc me permite, para inibir a sua ausência de criatividade, é definir o tema que vc quer escrever. Depois disso, intesifique a leitura em torno desse tema até que vc encontre um viés para criar um texto autoral. É só uma sugestão, ok.

Tenho certeza que, por vc escrever bem, logo, logo, aparecerão idéias e bons posts aqui no seu blog, como este.

Quero lhe convidar para visitar o meu blog, o Café com Notícias.

Abraço,

=]
__________________________
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Blog Conspiracy disse...

Adorei o seu blog! Também já tive algumas professoras de português bem chatas rsrsrs
Eu já li os livros Harry Potter, também achei que fosse bem infantil, mas logo vi que não era..
beijoos !

Elisa Macedo disse...

Tama mandou muito be, a cada dia eu me supreendo com vc e seu dom.
continue firme e não disista miga, seus sonhos ninguem pode roubar e nem sua inspiração. se um dia vc a perder, procure-a dentro de você, aliás você é a única que a pode prender.
Bjus da lis!

Emilio Vieira disse...

ate que fim tô deixando um comentário, eu sempre venho aqui e leio teus posts ate os mais antigos, bjks;*

Marco islAa disse...

Eu tb sou amante da "boa leitura" e de escrever.Só que ultimamente não tenho tido muuuuuita paciência:não aguento mais ler textos de faculdade! chega uma hora que é "brabo"...

Mas mandou no texto...eu já tive a impressão de que não gost ode matemática por causa dos professores que eu tive.

abraços...