17/10/2009

Autocracia, o que é?

Autocracia literalmente significa a partir dos radicais gregosautos (por si próprio), cratos (governo), governo por si próprio.O sentido do termo tem uma denotação histórico concreto e política que convergem em muitos pontos.
As monarquias não são sempre autocratas, nem sequer as monarquias absolutistas o são. Caso uma monarquia absoluta seja de direito divino não pode ser considerada como uma autocracia, porque a sua legitimidade depende de uma entidade superior (Deus).”
Mas até quando o “si próprio” deve falar mais alto?
Pois bem meus amigos, as pessoas governam , achando que está fazendo o certo, mas isso acaba prejudicando as pessoas ao redor.
Até que ponto o “querer fazer bem” acaba se tornando Autocracia?
Poisé, não sabemos (e se alguém souber, me explique).Por que varias pessoas se escondem atrás da velha desculpa de querer fazer o bem, sendo que o grande objetivo não é esse, mas sim se promover socialmente (Promover Socialmente = “eu sou um ótimo líder, meus comandando é que não prestam”). Mas sabe se lá por que os comandados não prestam? Já parou para pensar no que é ser um líder?
Minha mãe sempre me falou: Só sabe mandar aquele que sabe fazer!
E é a mais pura verdade. O que adianta eu mandar uma pessoa fazer um “blur de 1.6” em uma foto sendo que eu não sei o que é isso? N A D A.
Nós estamos aprendendo muito isso nas aulas de Administração no curso de Turismo.Como tratar ou como pensar como um funcionário. E o importante, como saber as necessidades de sua empresa.
Vamos olhar algumas teorias que aprendi no curso:

PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DE TAYLOR
Para Taylor, a gerência adquiriu novas atribuições e responsabilidades descritas pelos quatro princípios a seguir:
1. Principio de Planejamento: substitui no trabalho o critério individual do operário. Substituir a improvisação pela ciência, através do planejamento.
2. Princípio do preparo: selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões e prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado.
3. Princípio do Controle: controlar o trabalho para se certificar de que o mesmo está sendo executado de acordo com as normas estabelecidas e segundo o plano previsto.
4. Princípio da Execução: distribuir distintamente as atribuições e as responsabilidades, para que a execução do trabalho seja bem mais disciplinada. “
O que Taylor fez? Prestou a atenção nos liderados. Devemos agradecer muito a ele por benefícios que temos hoje. A autocracia não se enquadra em empresas, mas também em escolas, grupos sociais e etc. Saiam do lugar que limita a sua visão, não olhe só para o seu umbigo, há mais coisas no mundo do que você pode imaginar.
Então, queridos autocráticos, vamos prestar a atenção em seus liderados, para que não haja greve,rebelião ou coisa do tipo. E o que você acha que é falta de responsabilidade de seu comandado e falta de competência , não pode ser isso não meu querido, talvez você não saiba liderar. ABRA O OLHO.

P.S: Alguns trechos foram tirados de alguns sites, as frases que tiverem grifados são os links da onde eu tirei as informações.

Nenhum comentário: