18/10/2009

“Quando um certo alguém ...

... desperta o sentimento é melhor não resistir e se entregar”. Grande Lulu Santos, traduzindo em palavras tudo que no momento eu sinto.
Poisé, meus queridos, quando nós menos esperamos eis que um menino travesso vestido de anjo, com arco e flecha nas mãos acerta nosso coração, e nos deixa assim, bobos e apaixonados.
O melhor é quando o seu sentimento é retribuído em numero, gênero e grau. Ai sim, você se sente mais completa, realizada pra dizer a verdade. No meu caso, não é só paixão, é paixão + amor. Ah, não sei como explicar, essa junção que nos tira do chão (rimou ;P), “nos pega de jeito, nos leva pro alto e nos chama para dançar” (propaganda do VMB-MTV). Sinceramente não sei como explicar tal sentimento.
Então vamos ao “pé da letra” dessa palavrinha:


Apaixonar: •v.t. Despertar paixão, interessar vivamente.•V.pr. Enamorar-se perdidamente.•Empolgar-se por, demonstrar grande interesse em..

Sinônimos de apaixonar: Apaixonar: adorar, amar, enamorar e gostar.


É minha gente, só o significado já diz muita coisa. Agora vamos para o ‘cientifico’ :

Donatella Marazzit (pesquisadora italiana, no 25º Congresso Brasileiro de Psiquiatria que realizado em Porto Alegre) explicou que a atração entre duas pessoas acontece por três vertentes comuns: alteração do estado mental (ocasionada pelo aumento do neurotransmissor dopamina), padronização de comportamento com o intuito de chamar a atenção da pessoa amada (provocada pela queda da serotonina, um outro neurotransmissor) e finalmente pela ocorrência de pensamentos intrusivos sobre esse indivíduo.

Ah meus amiguinhos, esse sentimento não é tão lindo?
Ain, estou apaixonada. Ou melhor, estou amando.
Sabem, todos aqueles calafrios, tremedeiras, suor frio e tudo que disseram sobre paixão, seja em casa ou nas novelas da Rede Globo, é verdade (“Para”,”Tô bege”,”É memo ?” – duas primeiras: Dani Calabresa imitando Luciana Gimenez , ultima: Bento Ribeiro). E é muito bom sentir isso. É diferente a cada dia, é um sentimento que se renova, nos faz viver, faz a gente querer estar mais perto da pessoa amada, e não deixa ela por nenhum segundo, é ter zelo por ela, ter medo que ela se machuque e você não poder ajudar, é querer se útil para essa pessoa, é se entregar de corpo e alma e não ter medo. Ah, poderia dizer tudo o que eu acho sobre paixão + amor aqui, só que não tenho mais termos para descrevê-lo.

Mas, agora que deixo uma pergunta no ar: Você já se apaixonou, a ponto de se esquecer de você?

Nenhum comentário: